:: Engenharia Mecatrônica ::
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

Podem ser encontradas várias definições ou explicações para o conceito de “mecatrônica” por se tratar de um curso relativamente novo, em que várias áreas do conhecimento são combinadas. Com relação a conteúdos, o curso de Mecatrônica deve contar com disciplinas nas áreas de Mecânica, Eletrônica, Computação e Controle, para que o Engenheiro Mecatrônico possa ter conhecimento de causa sobre todos estes aspectos, e assim ter uma visão unificada dos processos com relação a esses aspectos, mesmo trabalhando em equipes com profissionais de outras áreas

O modelo previsto neste projeto prevê quatro áreas de conhecimento: mecânica, controle, eletrônica e computação, com aprofundamento maior em mecânica, seguido de um conhecimento quantitativamente proporcional entre as áreas de controle, eletrônica e computação. 

Objetivos do Curso 

O curso de Engenharia Mecatrônica da UnED Divinópolis tem como objetivo principal formar profissionais com sólida base conceitual e prática nos conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos do curso, de forma a atuarem no processo produtivo e no desenvolvimento técnico e científico do País.

A estruturação curricular pretende que, na conclusão do curso, o aluno tenha uma visão ampla dos processos mecânicos e das técnicas de controle e automação destes processos, especialmente aqueles de natureza eletromecânica. Portanto, esta proposta tem também o objetivo de prover uma formação sólida nos processos eletromecânicos.

Por seu caráter inter e transdisciplinar, é um objetivo natural do curso a formação de sujeitos capazes de interagir com áreas distintas do conhecimento, integrá-las e, ainda, servir de ponte em equipes multidisciplinares em ambientes técnicos.

Por último, porém não menos importante, apresenta-se o objetivo de propiciar condições para a formação de um cidadão, consciente dos aspectos políticos, culturais, econômicos, ambientais, humanos e éticos necessários a sua atuação social e técnica. 

Perfil do egresso 

O egresso do curso de Engenharia Mecatrônica deverá ser capaz de analisar, conceber, implementar, integrar e adaptar sistemas mecânicos e de automação industrial, especialmente no que se refere aos processos eletromecânicos.

Portanto, deverá ter desenvolvido um conhecimento dos processos mecânicos e uma visão sistêmica de processos e estruturas organizacionais. Deverá estar apto para atuar na indústria mecânica em geral, tanto nos processos de fabricação quanto na manutenção, em empresas de engenharia, consultoria, em fabricantes de sistemas para controle e automação e em empresas usuárias da automação em seus processos produtivos. Deverá, portanto, estar apto a executar funções básicas pertinentes à área de processos mecânicos, controle e de automação de sistemas, manutenção de instalações e equipamentos mecânicos e para controle e automação; planejar, executar e avaliar projetos mecânicos e de automação; modelar, analisar e otimizar processos e sistemas produtivos; implementar e administrar sistemas de automação integrada; desenvolver e coordenar estudos de viabilidade técnico-financeira; implantar e gerenciar programas e sistemas de qualidade e redução de custos; desenvolver sistemas computacionais para apoiar as funções anteriormente citadas. Esse perfil é apresentado tendo sempre como referencial o projeto pedagógico da instituição e as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação.

 Portanto, o egresso do curso de Engenharia Mecatrônica deve consistir em um profissional com sólida formação científica e tecnológica especialmente no que diz respeito aos processos mecânicos e eletromecânicos e às técnicas para controle e automação de sistemas oriundas das áreas de eletrônica, controle e computação. Deverá, portanto, ser capaz de absorver, desenvolver e aplicar tecnologias, com visão crítica e criativa. Espera-se que o egresso tenha competência para identificação, formulação e resolução de problemas, sendo comprometido com a qualidade de vida numa sociedade cultural, econômica e politicamente democrática, justa e livre, visando o pleno desenvolvimento humano aliado ao equilíbrio ambiental.

Para mais informações, acesse:

site da Mecatrônica



 



Diretoria de Graduação

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Av. Amazonas 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30.480-000
Telefone: +55 (31) 3319-7033 - Fax: +55 (31) 3319-7035

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG